terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Cabo empossa membros



A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho empossou na tarde desta segunda-feira (1° de junho) os 24 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Na ocasião, além de empossados, os conselheiros tiveram a oportunidade de participar de uma votação que elegeu o novo vice-presidente do Conselho, André Paulo de Barros. Ficou definida ainda a primeira data do calendário de reuniões, que serão realizadas bimestralmente. Todos eles foram eleitos para um mandato bienal.





Segundo a secretária executiva de Meio Ambiente, Berenice de Andrade Lima, o principal projeto da Secretaria hoje é a Municipalização do Controle Ambiental. Para que isso seja possível, é imprescindível que haja um Conselho e um Fundo Municipal do Meio Ambiente, que já existem no Cabo. A secretária afirmou ainda que a cidade precisa ter esses instrumentos fortalecidos. 
“O Cabo é uma linha de influência direta em relação a Suape. Precisamos nos preparar para a explosão de desenvolvimento que vem por aí com o novo momento, tendo o controle detodos os impactos que essas mudanças irão causar”, explicou Berenice.






De forma paritária, com participação de representantes do Governo e da sociedade civil, o Comdema foi criado em 10 de agosto de 1978 e, depois, atualizado em 26 de dezembro de 1997. O Conselho, deliberativo e consultivo, tem como objetivo atuar num conjunto governo- comunidade para que seja possível efetivar o controle sobre a política ambiental, sendo a educação ambiental um elemento essencial no processo. Para integrar idéias e medidas, “são realizadas reuniões abertas para discutir benefícios e impactos, assim como, ações para minimizar problemas que ventualmente venham acontecer”, relatou a coordenadora de Matas e Unidades de Conservação da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Rúbia de Melo.


No total, 12 instituições do município escolheram dois representantes, cada, para serem conselheiros titulares e suplentes do Comdema. Foram empossados Clayton da Silva Marques e Maria José dos Santos Carneiro, da Câmara Municipal; Ednalda Pereira de Oliveira e Emanuele Maria Vilaça dos Santos, da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente; Berenice de Andrade Lima e Peralúcia Maria Correia Ferro, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente; Viviane Ribeiro Pina e Maria Eugênia Gama Farias, da Secretaria Municipal de Saúde; Nadja Miranda Barros Almeida e Jefferson Rodrigues de Souza, da Secretaria Municipal de Educação; e Ana Paula Lins e Wallace de Oliveira Ramos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.


Já do segmento que representa a população foram empossados Joaquim Severino da Silva Filho e Vera Lúcia Gonçalves Lins, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca); André Paulo de Barros e Karla Augusta Silveira, da Rede de Defesa Ambiental do Cabo de Santo Agostinho; Edmilson Severino da Silva e Antonio Luiz da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos Pequenos Agricultores em Regime de Economia Familiar do Cabo de Santo Agostinho; Edinaldo Rodrigues de Freitas e Lailson Evangelista de Souza, da Colônia de Pescadores Z-08; Fernando Pimentel Filho e José Faustino dos Santos Filho, da Associação das Indústrias do Eixo Sul do Estado de Pernambuco (Assimpra); e Amara Teixeira Crispim e José Guilherme dos Santos Neto, da Associação Comercial e Empresarial do Cabo de Santo Agostinho (Acec). Como presidente, a secretária Berenice de Andrade Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário