domingo, 15 de janeiro de 2012

Estado tem a primeira Academia de Guardas Municipais do país

                                                                                                                                                                                                    De forma inédita no país, foi lançada na manhã desta quinta-feira, 17, a Aca17/11/2011 12:41
demia Estadual de Guardas Municipais. A solenidade aconteceu na programação do Seminário Internacional de Segurança Cidadã, evento sediado pela cidade de Canoas e que reúne integrantes da rede Mercocidades.
A proposta de criação da Academia Estadual de Guardas surgiu em reunião do Fórum de Defesa Social da Granpal, ocorrido no município de Esteio, com a participação de representantes dos municípios da Grande Porto Alegre, além de comandantes dos batalhões da Brigada Militar e Delegados Titulares da Policia Civil, bem como os Comandantes das Guardas Municipais pertencentes aos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre - Granpal.
A implementação da Academia atende a necessidade de qualificação e profissionalização dos servidores das guardas municipais, de forma consorciada pelos municípios interessados, do RS.
Ao todo, serão capacitados 1560 Guardas Municipais de diversas cidades gaúchas.

A entidade escolhida por edital para ministrar as aulas teóricas é a Faculdade de Direito de Santa Maria - Fadisma, que assinou o termo de cooperação junto com o Consórcio Metropolitano da Granpal, o Município de Esteio e a Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP).
Conforme o prefeito Jairo Jorge, a finalidade da criação da Academia atende aos preceitos de uma Guarda Municipal de papel comunitário, em trabalhos como a ronda escolar. "Esta quebra de paradigma na segurança pública não busca conflito com atribuições da Brigada Militar ou Polícia Civil, mas sim atuar com integração, tecnologia para a construção da paz", falou.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, salientou a unificação de conceitos e integração de esforços no combate à criminalidade, a partir da prevenção.
FORMAÇÃO
A formação dos servidores obedecerá a matriz curricular da diretoria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, com foco na mediação de conflitos e prevenção às violências, conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato.
O Diretor da Faculdade de Direito de Santa Maria, Eduardo de Assis Brasil Rocha, apontou que na Região Metropolitana serão 12 turmas, que terão suas capacitações na Unisinos. Haverá também mais seis turmas em Santa Maria e a partir de janeiro, receberão as capacitações servidores das regiões de Caxias do Sul e Pelotas. Ao todo, são 460 horas de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário