sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guarda Municipal de Canoas,RS, terá 18 novas viaturas para a Copa do Mundo


anoas
  - Atuando em apoio às polícias e órgãos municipais para prevenção e combate à violência, a Guarda Municipal se prepara para atuar na segurança da Copa do Mundo de 2014. A informação é do secretário municipal de Segurança Pública, que anuncia a aquisição de 18 viaturas para compor a frota de 19 veículos. Também está em fase de implementação, segundo ele, a construção de uma sede própria - junto ao Centro Integrado de Segurança Pública, no bairro Marechal Rondon. A compra dos novos veículos, segundo ele, é resultado da emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Busato, que prevê o repasse de 500 mil reais ao município, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública. “Serão adquiridas quatro segway (transporte de duas rodas) para utilização em parques e praças, além de um furgão, duas vans e duas caminhonetes, quatro automóveis e cinco motocicletas”, descreve o secretário.
Ações comunitárias - Com a chegada dos novos equipamentos, segundo o secretário Eduardo Pazinato, será possível ampliar a atuação da Guarda Comunitária, através de rondas nas escolas, praças e parques. “Cem dos 136 guardas municipais da cidade estão envolvidos em atividades desse tipo. Queremos ampliar de 10 para 15 servidores em atuação no grupamento de motos.”
Fase de reestruturação
O emprego de novas tecnologias, como tablets e rádios comunicadores - em parceria com a Polícia Federal - fazem parte de uma fase de reestruturação, que segundo o secretário de Segurança Eduardo Pazinato, vai ao encontro ao reposicionamento da corporação. “É função da Guarda Municipal cuidar de bens públicos. Entendemos que o bem maior é em defesa da vida”, afirma o gestor, explicando que o órgão autua como uma força auxiliar de segurança pública. Dezoito servidores, segundo ele, participam de cursos de qualificação na Ufrgs, por meio da recém-criada Academias de Guardas Municipais do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário