quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bem antes dos azuizinhos


No último dia 16, publicamos aqui uma nota e fotos sobre a Guarda Civil, que atuou em Porto Alegre até 1967. Comentamos que a Polícia Civil, nesta época, tinha um outro braço fardado, que era a Guarda de Trânsito, ou Divisão de Trânsito.

Graças à colaboração do nosso leitor Helio Oliveira, publicamos hoje a foto do distintivo da Guarda de Trânsito. O emblema tinha a imagem de uma sinaleira (que é como aqui na terra, em gauchês, chamamos o semáforo) e caracterizava os quepes brancos ostentados pelos policiais responsáveis por controlar o trânsito numa cidade que começava a se tornar uma metrópole.
Foto: arquivo pessoal
O distintivo, guardado com carinho por Helio, pertenceu ao guarda José Américo Pereira de Almeida, o querido "Tio Zico", falecido há quase 40 anos - mas que permanece, na memória do sobrinho, como um "amigão".
Como complemento, tratamos de encontrar, em nosso arquivo fotográfico, algumas imagens que muito revelam sobre o importante trabalho desenvolvido por esses dedicados servidores públicos.
Um guarda operando manualmente uma sinaleira. Fotos:  banco de dados
Em guaritas fechadas, ou sob pequenos toldos de lata, eles operavam os sinais luminosos de olho no fluxo, maior ou menor em cada sentido, nas principais esquinas da cidade.





Os mais velhos devem lembrar das "casinhas" instaladas nas esquinas da Avenida Borges de Medeiros com a Salgado Filho ou a Demétrio Ribeiro, ou ainda na Rua Duque de Caxias, na antiga Praça do Portão. Se você lembra, deixe aqui seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário