sexta-feira, 23 de março de 2012

Agentes da Guarda Municipal prendem indivíduo por tentativa de furto na Avenida Liberdade


Cinco agentes da Guarda Municipal de Santa Maria realizaram, na manhã desta sexta-feira (16), a prisão de um indivíduo por tentativa de furto. De acordo com ocorrência realizada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pelo Guarda Municipal Ostensivo José Carlos Vieira, 40 anos, uma equipe de cinco agentes da Guarda Municipal encontrava-se em treinamento, efetuando a segurança da montagem da estrutura do Carnaval, na Avenida Liberdade, quando avistou um homem de 22 anos entrando em um dos caminhões da Prefeitura de Santa Maria, que estava estacionado, e tentou sair com o veículo. Quando os guardas municipais foram em sua direção o indivíduo abandonou o caminhão e pegou uma garrafa térmica pertencente a um dos operários que trabalhavam no local. O homem foi perseguido até cair no chão, sendo capturado posteriorente e imobilizado. Imediatamente uma guarnição da Brigada Militar (BM) foi acionada e o infrator foi conduzido ao Pronto Atendimento Municipal (PA) do Patronato para exames e levado à DPPA para o registro da ocorrência. O acusado apresentava visíveis sinais de embriaguez e lesionou-se na cabeça ao cair na tentativa de fuga. Segundo o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, os agentes que estavam em treinamento prático na Avenida Liberdade agiram rigorosamente dentro do que foi ministrado no Curso de Formação de Guardas Municipais, da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). “Esse é o objetivo da Guarda Municipal instituída pelo prefeito Schirmer, promovendo a segurança da população e do patrimônio público”, comentou Manica.
A Guarda Municipal foi instituída em 28 de setembro de 2011 pelo prefeito Cezar Schirmer. A lei que cria o órgão foi sancionada durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e criou as categorias dos guarda municipais ostensivos e patrimoniais. A secretaria de Município de Relações de Governo e Comunicação está licitando os veículos, motocicletas, uniformes, armamento não letal e equipamentos de segurança e identificação da Guarda Municipal. Ao todo, são 90 agentes ostensivos que já passaram pelo Curso de Formação de Guardas Municipais, ministrado pela Fadisma. Mais 20 agentes patrimoniais estarão sendo formados pela instituição com curso previsto para abril, aumentando, inicialmente, para 100 o número de guardas municipais operando na segurança do patrimônio público e em auxílio à Brigada Militar. Durante o Carnaval na Avenida Liberdade serão 45 agentes atuando no perímetro interno do desfile das escolas de samba, na segurança do público e da estrutura do evento. Todos estarão devidamente identificados com as camisetas da Guarda Municipal de Santa Maria.


Texto: Fabricio Minussi
Foto: João Alves/PMSM

Um comentário:

  1. A Guarda Municipal inicia suas atividades positivamente,cumprindo seu dever contra a marginalidade.Parabéns aos nobres colegas por esta detenção.

    ResponderExcluir