quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal de Canoas inova com a utilização de Tablets para registros






tecnologia torna-se uma aliada para ações de segurança em Canoas. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a operadora de telefonia Claro proporciona que a Guarda Municipal (GM) passe a fazer seus registros de ocorrências diversas pela cidade em tablets. É a 1ª Guarda Municipal do país a utilizar tal tecnologia.

O Registro Eletrônico da Guarda Municipal foi lançado nesta quarta-feira, 29, junto à cerimônia de início das aulas na escola Erna Wurth, bairro Guajuviras. "Mais do que a praticidade e economia, ao eliminar as folhas de papel para o registro de atendimento, por exemplo, a agilidade e inteligência no processamento da informação é o grande diferencial da proposta", avalia o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE ALVORADA.

A Guarda Municipal de Alvorada RS vem conquistando a confiança da população com um trabalho de respeito para com os mesmos, Comandada pelo Sr: Rogério Almeida Canabarro, e com o apoio do Sr secretário de segurança, Vânio , a instituição está conquistando aos poucos o seu espaço na segurança pública do município, agentes da Guarda já estão fazendo desde o dia 12/12/2011 curso de capacitação para o aperfeiçoamento para melhor atender as necessidades dos munícipes. Num futuro muito próximo todos os GMs de alvorada vão estar padronizados com as melhores Guardas Municipais do Brasil, motivo de orgulho para todos os cidadãos deste município.

Laranjas cortadas não param em pé As razões pelas quais o Brasil precisa de um novo modelo de polícia



                                                      
Soldado do exército patrulha as ruas do centro histórico de Salvador, na BahiaGeneral Gonçalves Dias, que está à frente da operação na greve da PM, recebeu um bolo dos manifestantes em comemoração ao seu aniversário hojeA tropa de choque da Polícia Militar se juntou, na manhã desta segunda-feira, aos homens do Exército, das Forças Armadas e da Polícia Civil no cerco a Assembleia Legislativa da BahiaHomens do Exército, Força Nacional, Polícia Federal e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado da Polícia Militar cercaram a Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta segunda-feira
A
s recentes greves e mobilizações de policiais em 
vários Estados são um reflexo tardio de uma crise 
profunda que ultrapassa 
em muito as reivindica-
ções salariais. Para se compreender a natureza dos fenômenos em curso, é preciso, primeiramente, observar que as duas 
polícias que atuam nos Estados (Civil e 
Militar) possuem suas origens respectivas 
em “campos” (no sentido de Bourdieu) 
determinados – que não representam especificamente os desafios da segurança 
pública: as Polícias Civis emergiram do 
campo do Direito, e as Polícias Militares, 

Meio ambiente é tema de capacitação da Guarda Municipal

Estão sendo discutidos no curso temas como faixa marginal de proteção


Treinamento: Estão sendo discutidos no curso temas como faixa marginal de proteção

Barra Mansa
Guardas municipais de Barra Mansa, Itatiaia, Resende e Porto Real participam até sexta-feira (2) de uma capacitação ambiental. O treinamento acontece no Centro de Educação Ambiental, no Parque Municipal de Saudade de Barra Mansa. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rosana Gama, o objetivo do curso é treinar os guardas para agir nas ocorrências ligadas ao meio ambiente.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal de Curitiba faz paralisação nesta segunda-feira em busca de aumento salarial

A Guarda Municipal faz protesto na segunda
Guardas municipais de Curitiba irão parar na manhã desta segunda-feira (27). O protesto irá acontecer em frente à sede do sindicato da classe, localizada na Rua Presidente Faria, ao lado do Passeio Público, no centro. O objetivo é cobrar reposição nas perdas salariais, além de protestar contra o descaso das autoridades sobre a segurança pública.
Éverson Camargo, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), integra a Comissão de Negociação da GM. Ele fala sobre a manifestação, que deve ocorrer entre 8h30 e 11h, de segunda-feira.
“A mobilização visa chamar a atenção dos governantes para as perdas salariais que tivemos durante os últimos anos”, destacou Éverson.
Mas além da questão aumento salarial, queremos enfatizar a contrariedade da nossa classe contra o descaso com a segurança pública. Curitiba é a 5ª cidade com maiores índices de violência do Brasil, e a 39ª do mundo. Precisa se fazer algo de concreto para diminuir esses índices, e as autoridades continuam brincando de fazer segurança pública”, desabafou.
“A categoria está bem coesa. Além da manifestação dessa segunda, já está marcada para o dia 1º uma Assembleia Geral. Ali deve se definir a data da greve da Guarda Municipal”, concluiu.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Segurança pública de Canoas serve de exemplo para cidades da Serra

Município da Região Metropolitana investiu pesado em tecnologia e integração entre instituições públicas. Isso resultou na redução de crimes

Os homicídios em Canoas, um dos municípios mais violentos do Estado, caíram 18% em 2010 no comparativo com 2009. No mesmo período, os roubos e furtos diminuíram 14%. Os índices positivos são resultado da política municipal de segurança.


A cidade da Região Metropolitana tem 111 mil habitantes a menos do que Caxias do Sul, mas nos últimos dois anos investiu muito mais em tecnologia, projetos preventivos e integração entre as instituições públicas. O que acontece em Canoas está servindo de inspiração para os gestores de segurança no Estado, incluindo Caxias.

Observatório de Segurança Pública de Canoas realizará pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho com guardas municipais

 O observatório de Segurança Pública de Canoas realizará uma pesquisa sobre qualidade de vida no trabalho com a Guarda Municipal. A pesquisa abrangerá todos os guardas municipais, incluindo a diretoria. O estudo busca analisar a qualidade de vida no trabalho da Guarda Municipal a partir do conjunto de condições que caracterizam a satisfação e/ou insatisfação dos funcionários em relação à natureza, rotina, organização e ao ambiente de trabalho. Além disso, os resultados da pesquisa subsidiarão um curso de motivação profissional e pessoal e saúde do trabalhador, que acontecerá nos dias 10 e 17 de dezembro.

O Observatório de Segurança Pública de Canoas é uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com apoio técnico e financeiro do Ministério da Justiça. 

Tentativa de Homicido ao Guarda Municipal no Território da Paz em Esteio,RS.


O fato ocorreu no dia 02.02.2012, às 23:55h, na rua Oreste Pianta, 210, no Ginásio do CAIC onde fica o Território da Paz, um Colega Guarda sofreu uma tentativa de homicídio. Ele informou que encontrava-se no posto de serviço quando ouviu um barulho, ao abrir a porta percebeu um indivíduo no local usando um capuz e touca ninja que, ao avistar o GM, efetuou um disparo de arma de fogo contra o mesmo, ele conseguiu desviar do tiro pois empurrou a porta contra o meliante, o disparo foi de perto e muito próximo de seu rosto. Resíduos de pólvora ficaram na face do GM, tendo o meliante fugido do local, sendo que possivelmente o mesmo tenha adentrado ao local por uma parte da tela lateral da quadra, a qual já havia sido forçada, sendo este problema comunicado varias vezes a administração publica e a chefia. O guarda realizou exames de lesões corporais e passa bem. O projetil atravessou a parede de tijolos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A GCM de Apiaí, inaugurou no dia 24/02 seu novo Quartel.


A GCM de Apiaí, inaugurou no dia 24/02 o novo Quartel. O evento contou com a presença do prefeito Dr Emilson, o vice Raul Alencar e o CMT da GCM Sérgio Ferreira, além de diversas autoridades.


O novo prédio conta com um amplo espaço com varias salas, alojamento, cozinha, local para confraternização e sala para a implantação da Central de monitoramento com câmeras, projeto que já se encontra em fase avançada.

Desde a posse do CMT Sérgio, a GCM de Apiaí vem passando por grandes mudanças que vem agradando a todos os que fazem parte da corporação. Aquisição de viaturas, novo prédio, regularização do registro da GCM e muitas outras conquistas e projetos que ja estão em andamento.

O prefeito Dr Emilson em seu discurso enalteceu o trabalho do CMT da GCM dizendo: "Colocamos a pessoa certa no local certo" e parabenizou a todos os guardas pelo importantíssimo trabalho que vem sendo executado na cidade: "Todos os dias escuto elogios a Gurda Municipal", disse.

A população vem aprovando o trabalho da GCM e o telefone 153 esta a disposição de todo cidadão.
GCM Anderson Oliveira

curso de combate a incêndio na escola de bombeiros em Porto Alegre RS.

Presença do Sr: Eduardo Pazinatto no décimo coloquio Internacional de prevenção ao crime na Cidade do Cabo, Africa do Sul.

Foto.jpgO décimo Coloquio Internacional de Prevencao ao Crime foi mais uma oportunidade de estreitarmos relacoes instituicoes e de assentarm...os as bases para um novo programa de reducao da violencia armada, na qual Canoas, certamente, sera protagonista... Em breve noticias a respeito. Por ora, reproduzo a sessao em que participamos hoje: CITIES, DEVELOPMENT ANDARMED VIOLENCE - Presenters: − Eduardo Pazinato, Secretary of Public Safety of Canoas, Brazil − Joseph Dube, Africa Coordinator, International Action Network on Small Arms , South Africa − Elred De Klerk, Consultant, South Africa - Commentator : Brigadier Mathapelo Mirriam Mangwani, Division Visible Policing, South African Police Service - apporteur: Luigi De Martino, Geneva   Declaration, Switzerland.

IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DA GCM DE CANOAS

GCM DE CANOAS, ESTA ESPERANÇOSA COM A PROMESSA PELO PREFEITO DE IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DA GUARDA.A DIRETORIA DA AGMC. ASSOCIAÇÃO DA GUARDA DE CANOAS,PROMETE QUE O PLANO SERÁ MUITO BOM PARA NÓS GUARDAS,ESPERAMOS QUE AS PROMESSAS SEJAM CUMPRIDAS.

A Prefeitura de Maceió é a primeira no Estado de Alagoas e a segunda no Nordeste a implantar as armas TASER

A Prefeitura de Maceió é a primeira no Estado de Alagoas e a segunda no Nordeste a implantar as armas TASER na sua Guarda Municipal. Cem Guardas Municipais de Maceió foram treinados para usar as armas TASER com sabedoria, competência e responsabilidade. O treinamento é extremamente rigoroso! Os Guardas Municipais fazem disparos reais, realizam exercícios teatrais onde são simuladas situações típicas do dia-a-dia do trabalho da Guarda Municipal e, sobretudo, são especificamente instruídos a só usar a arma TASER se absolutamente necessário.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PRESENÇA DE EDUARDO PAZZINATO, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE CANOAS NO CURSO.

Eduardo MarinhoHoje, 17 de fevereiro a turma que está fazendo o curso na academia de guardas em São Leopoldo, recebeu como instrutor o Sr secretário de segurança de Canoas: Eduardo Pazzinato.  A presença de Pazzinato é muito importante para a turma, pois é uma pessoa que atua diretamente com a categoria e assim dando a oportunidade de tirar muitas dúvidas pela sua grande experiência na área de segurança pública.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BRIGADA MILITAR, GUARDA MUNICIPAL E AGENTES DE TRÂNSITO ATUAM JUNTOS CONTRA A CRIMINALIDADE EM ALVORADA/RS


Na quarta-feira (11/05), das 14 às 17h, na Avenida Beira Rio, Vila Americana, em Alvorada, foi realizada uma barreira policial para coibir as irregularidades no trânsito.
O efetivo do 24º Batalhão de Polícia Militar juntamente com os Agentes da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito da Prefeitura Municipal de Alvorada, realizaram uma barreira com o intuito de fiscalizar os veículos que estão circulando em nossa vias.
Esta barreira teve como ponto de referencia a ponte da vila Americana e durante o decorrer da semana serão realizadas em outros pontos do município.
Durante a operação foram fiscalizados 50 automóveis e 30 motocicletas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prisão am flagrante em um CFC

Alertada por taxistas, a GM deslocou até um Centro de Formação de Condutores (CFC) onde se deparou com 2 suspeitos que violaram a porta do local, depredaram veículos do CFC, furtaram diversos objetos e já estavam com uma moto  ligada após terem feito ligação direta. Os suspeitos reagiram a abordagem da Guarda que teve de usar força compatível com a ameaça por parte dos delinqüentes que portavam armas brancas. Após o confronto, e dada voz de prisão, os mesmos foram conduzidos para exame corporal e encaminhados a DDPA.

GM de Alvorada atende ocorrência de trânsito em Porto Alegre

Durante o trajeto Sapucaia/Alvorada de onde a GM retornava do evento do PRONASCI com as Guardas do RS, a guarnição se deparou com um acidente de trânsito, no bairro Rubem Berta, Rua Beco do Paulino, envolvendo um ciclista e um ônibus. A GM controlou a ocorrência prestando atendimento à vítima e orientando o trânsito no local até a chegada dos agentes da EPTC e da Brigada Militar.

Encontro dos Guardas Municipais do RS com PRONASCI

Realizado nesta sexta-feira, dia 22 de outubro de 2010, o encontro das Guardas Municipais do Rio Grande do Sul com o Secretário Executivo do Pronasci,  Prof. Ronaldo Nado Teixeira, representado pela Sra. Carmen Gasparetto no Município de Sapucaia. Na reunião foram tratados assuntos referentes a uma nova visão de participação das Guardas Municipais nos programas do Pronasci. A GM de Alvorada esteve presente e foi muito bem recebida pelo Exmo. Sr. Prefeito Vilmar Ballin.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Autorização para portar arma de fogo particular para quem detém porte de arma institucional – é única, e quem pode “o mais”, também pode “o menos”.

Marcos Bazzana Delgado

Inspetor - GCM/SP
Caros leitores,
Este artigo tem como única e exclusiva finalidade expressar uma opinião pessoal a respeito de uma incoerência legal trazida na lei 10.826 combinada com o Decreto 5.123 e, quiçá, promover um debate no parlamento nacional visando à reforma das incongruências que serão apontadas, ou uma possível construção de parecer junto ao Poder Judiciário como forma de “salvo conduto” para a prática encontrada no cotidiano. Não significa, com isso, que avalizo a conduta de servidores da instituição da qual faço parte, onde tenho o dever legal de exercer a fiscalização das atividades, e o uso do poder disciplinador ante as irregularidades que forem comprovadas.

Propus-me a discorrer sobre o tema porque certa vez, em entrevista ao blog Os Municipais, como presidente da Associação de Inspetores das Guardas Municipais, foi perguntado sobre o que eu achava do Estatuto do Desarmamento, onde respondi que o referido diploma legal contém inúmeras aberrações. Percebendo que o assunto merecia maior atenção decidi escrever, e vou começar a enumerá-las por meio deste artigo, onde pretendo citar uma delas.
O Decreto 5.123 e a Lei 10.826 – Estatuto do Desarmamento, entre as suas inúmeras dissonâncias, tem uma que trouxe o entendimento de que um determinado profissional da área da segurança pública deve se sujeitar à necessidade de ter que possuir dois tipos de autorização para portar armas de fogo de propriedades diversas, ainda que elas sejam do mesmo calibre.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sec. Seg. de Limeira, Siddhartha Carneiro Leão, indiciado pela Polícia Federal (PF) por desvio de dinheiro de aprimoramento para a Guarda Municipal




O secretário de Segurança de Limeira, Siddhartha Carneiro Leão, indiciado pela Polícia Federal (PF) por desvio de dinheiro de aprimoramento para a Guarda Municipal (GM) admitiu nesta terça-feira (7) ter assinado as notas fiscais que comprovavam a conclusão do curso, mas que não analisou a prestação de contas porque desonhecia as irregularidades. Na investigação da polícia, são citados o nome do prefeito afastado Silvio Félix (PDT) e outras duas pessoas que integravam o esquema.
Leão disse que tomou conhecimento das supostas fraudes após o início das investigações. “Nunca houve motivo para desconfiança, só ficamos [sabendo] desse erro durante a execução do projeto em 2010, quando a PF instaurou um procedimento preliminar, nunca nem se pensou nisso”, afirma Leão.
A prefeitura recebeu do governo federal R$ 311 mil, entre 2007 e 2009, para o curso que não foi ministrado na íntegra para os guardas. Eles deveriam ter recebido treinamento sobre direito administrativo, penal e violência nas escolas.
A empresa MC Psicologia foi contratada para fazer o serviço, mas foi feita apenas uma avaliação psicológica e curso para o uso de armas. Como o caso cita o prefeito afastado Félix, que estava na administração durante as supostas fraudes, os procuradores federais encaminharam o caso para o Tribunal Regional Federal.
O sindicato dos GMs apresentou um abaixo-assinado com cem nomes informando que foram realizados os cursos. Segundo o presidente da categoria André Moisés, assim que descobriram a irregularidade tentaram conversar com a prefeitura, mas não foram atendidos.

Sobre o despacho da prestação de contas do convênio, Leão se defendeu justificando a rotina do trabalho e o volume de convênios assinados pela administração. “Pela minha posição de secretário, é normal que assine convênios, assine a prestação de contas, mas está sujeito ao erro sem dúvida nenhuma”, disse. Após os indícios de irregularidades, Leão disse que suspendeu as avaliações feitas pela empresa.

Em depoimento a polícia, a dona da empresa de treinamentos Margarete Cárnio disse que recebia orientação do ex-diretor da Guarda Municipal (GM) Nilton Xavier Ribeiro para o repasse em dinheiro e cheques na quantia de até 60%. Os dois e o secretário foram indiciados pela PF e respondem pelos crimes de falsidade ideológica.

Leão afirmou que uma nova empresa foi contratada e deve começar a trabalhar nas próximas semanas. A prefeitura de Limeira informou que devolveu, no ano passado, o dinheiro que tinha sido enviado pelo convênio com a Secretaria Nacional de Segurança.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sargento PM da Bahia desafia Exército apenas com Bíblia na mão

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tropas federais cercam Assembleia Legislativa em Salvador


Governo nega: Policiais em greve recusam proposta de reajuste do governo
Além de encerrar a greve, o Exército também esperar cumprir os 11 mandados de prisão expedidos pela Justiça baiana contra os líderes do movimento, que ainda estão no pátio do local. Todos os agentes cercam a Assembleia e possuem forte armamento - metralhadoras, fuzis, pistolas e bombas de efeito moral. A tropa afastou a imprensa do local e fechou as ruas de acesso ao Centro Administrativo da Bahia (CAB).


O clima é de tensão no local. Mais cedo, alguns manifestantes, que apoiam a greve e ocupação da Assembleia, entraram em confronto com os soldados do Exército. Balas de borracha foram utilizadas para conter o protesto.
A operação federal buscando o fim da greve teve as primeiras movimentações registradas ontem à noite. Por volta das 19h, o abastecimento de energia elétrica no local foi cortado. Blindados Urutu do Exército, que chegaram ontem à cidade, e helicópteros foram vistos sobrevoando o local.
Anistia e bonificações: PMs grevistas reduzem lista de reivindicações na BA
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou 93 homicídios desde o início da greve no Estado. O número de assassinatos contabilizados durante a greve da PM é mais da metade dos 172 homicídios registrados em todo mês de fevereiro de 2011.
O pedido para a desocupação do prédio da Assembleia foi feito no domingo (5) à tarde pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, ao general G.Dias. Nilo disse que "os trabalhos legislativos precisam voltar à normalidade e que a Assembleia não pode ser usada como abrigo para foragidos da Justiça". O deputado falou ainda que o pedido partiu dele mesmo, e não do governador.
Proposta de reajuste
Ontem à noite, por volta das 21h30, os grevistas decidiram não aceitar a proposta de reajuste e manter a paralisação. "Chamem seus colegas, esta é uma noite fundamental para nossa luta", disse o líder da greve, o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), em discurso para os cerca de 300 PMs.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

ROMU /Sorocaba prende individuo por Tráfico e Porte de Armas no São Guilherme






Na noite de 04 de fevereiro, por volta das 21h50m, a equipe da ROMU 01 Delta em patrulhamento pelo Bairro São Guilherme, mais precisamente na rua Darci Landulfo entre as escolas E.M.Helio Rosa Baldi e E.E. Helio Del Cistia, local que já é de conhecimento das equipes como ponto de venda de drogas, se deparou com um individuo parado na via (J.J.S. de20 anos) que quando notou a presença da viatura tentou se evadir, porém foi logo abordado e em revista pessoal foi localizado em seu bolso 05 porções de cocaína, R$42,00 e um aparelho celular, aparelho este que continha varias fotos do individuo abordado segurando armas de fogo. Questionado sobre as armas, o mesmo informou que uma delas estava em sua casa. Diante da informação as equipes se deslocaram á residencia do detido e por lá, tendo a entrada franqueada pela sua amasia (T.Q.S.de 16 anos), localizaram em cima do guarda roupas do quarto um revolver calibre 38 municiado, além de mais 20 porções de cocaína e R$30,00 e indagado ainda sobre as outras armas que apareciam no celular, o mesmo informou que estavam na casa de seu comparsa (E.G.N.de 42 anos) aonde a equipe localizou, em baixo da cama, uma espingarda calibre 20 com 02 cartucho e uma replica de pistola 380.
Ante os fatos, as partes foram conduzidas até a DDP Norte onde a Autoridade de Plantão autuou J.J.S. em Flagrante Por Tráfico de Drogas e Porte de Armas, sendo recolhido ao CDP de Sorocaba.

GAPE/GCM Botucatu prende traficante no Parque Marajoara



GCM CUIDADO COM A OMISSÃO !!

Muito cuidado com aquele graduado mão cansada que lhe diz para não atender ocorrências, prestar socorro, passar o flagrante para a PM e outras asneiras que só se ouve nas GCMs chegam a dar ânsia de vômito.


Guarda; saiba que tal postura é crime, e  está prevista  no  Código Penal  e  seguramente será você que irá responder e não o seu graduado.
TÍTULO II
DO CRIME
Relevância da omissão.
Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

TJ permite multas da Guarda Municipal


JULGAMENTO – Corte Superior do TJMG concluiu hoje julgamento sobre atribuições da Guarda Municipal
JULGAMENTO – Corte Superior do TJMG concluiu hoje julgamento sobre atribuições da Guarda Municipal
A Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu, pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que discute as atribuições da Guarda Municipal em Belo Horizonte. Foi decidido que Guarda Municipal pode, sim, ter atribuições de fiscalização e emissão de multas.


Na ADI, o Ministério Público argumentou que as atribuições da Guarda Municipal conferidas pela Lei Municipal 9.319/2007 e pelo Decreto 12.615/2007 contrariam o disposto nas constituições Federal e Estadual. Já o Município de Belo Horizonte alegou que o trânsito é interesse local, não podendo a fiscalização ser uma atribuição exclusiva do Estado.


Empate


O julgamento da ADI foi iniciado em 14 de outubro de 2009. Na sessão de hoje, votaram dois desembargadores, completando os votos de todos os 25 membros da Corte Superior.


O primeiro desembargador a votar hoje foi Brandão Teixeira, que entendeu que a Lei Municipal 9.319/2007 é inconstitucional, pois extrapola as atribuições estabelecidas pela Constituição Federal para as guardas municipais (“proteção de seus bens, serviços e instalações”). Dessa forma, não haveria previsão constitucional para que a Guarda Municipal fiscalizasse o tráfego e aplicasse multas. O magistrado acompanhou o voto do desembargador Almeida Melo, que votou em dezembro, pela procedência integral da ADI.

Onda de violência provoca mais de 30 mortes na Bahia em dois dias



Militares do Exército fazem patrulhamento na av. Manoel Dias, em Pituba, em Salvador

Wagner já havia feito um pronunciamento em rede estadual de rádio e TV nesta sexta-feira para falar sobre as providências que o governo adotou para conter os atos de violência que se espalharam pelo Estado depois da greve de policiais militares. Nesse caso, o governador afirmou que policiais utilizaram "métodos condeáveis" e "difundiram medo em meio à população".


Segundo Wagner, o governo agiu imediatamente “para conter as ações de um grupo de policiais que, usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, chegou a causar desordem em alguns pontos do nosso Estado”. O governador disse não aceitar que “um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a população”.
O governo baiano informa que quase 3 mil homens do Exército e Força Nacional fazem o patrulhamento em áreas de grande circulação de pessoas, como estações de transbordo, pontos turísticos e terminais de passageiros de Salvador.

Guarda Municipal de detém assaltante no centro de Curitiba.



Um roubo a mão armada na tarde desta sexta feira no centro de Curitiba acabou na prisão do assaltante por integrantes da Guarda Municipal que participam do segundo dia da operação (abafa) no centro da cidade.

Prefeito Diego De Nadai entrega novo armamento á Guarda Municipal de Americana


  





Dando continuidade aos investimentos em segurança realizados pela atual administração - que em 2011 chegaram a R$ 22 milhões -, na manhã desta quinta-feira (02) o prefeito Diego De Nadai entregou novo armamento à Guarda Municipal de Americana (GAMA).

A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito, Seme Calil Canfour, do diretor da GAMA, Marcelo Feola, do secretário de Segurança Pública, Adinei Brochi, do presidente da Câmara, Antonio Carlos Sacilotto e do inspetor da GAMA, Sebastião Geraldo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Jovem é agredido ao defender mendigo na Ilha do Governador

Vítor teve fraturas no rosto. (Foto: Reprodução/ Urbano Erbiste/ Extra)O estudante de desenho industrial Vítor Suarez Cunha, 21, foi espancado na madrugada desta quinta-feira (2), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro,  ao tentar proteger um mendigo que estava sendo agredido a chutes por cinco jovens. Vítor está internado com fraturas na face em uma clínica particular e terá que ser submetido a uma cirurgia.

Quando Vítor se aproximou dos agressores para tentar evitar a agressão ao morador de rua, começou a levar chutes e socos no rosto e acabou caindo ao chão. O amigo de Vítor, Kléber Carlos Silva, jogou-se sobre ele para protegê-lo.

“Eu ainda reconheci um deles, e disse que a gente estava sempre por lá. Disse que era uma covardia o que eles estavam fazendo. Ainda tentei defender meu rosto com o braço. Até que acabei desacordando”, contou Vítor à reportagem do “Extra”.

Kléber reconheceu dois dos agressores e revelou os nomes aos policiais, em depoimento. Os rapazes negaram as agressões. Os cinco seriam de classe média.

Força Nacional na cidade: PMs mantêm paralisação e Força Nacional chega à Bahia

Pelo menos cinco lojas de eletrodomésticos foram saqueadas na madrugada desta sexta-feira em bairros centrais de Salvador. Segundo testemunhas, grupos grandes, de mais de 30 pessoas, a maioria encapuzada e algumas armadas, promoveram o arrombamento e o furto de mercadorias dos estabelecimentos, que estavam fechados na hora dos ataques. Na avenida Jorge Amado, no Imbuí, também em Salvador, quatro corpos foram encontrados.

Foto: AE
Quatro corpos foram encontrados na Avenida Jorge Amado, no Imbuí, Salvador, nesta sexta-feira
Os ataques ocorrem em meio à paralisação parcial da Polícia Militar na Bahia, iniciado na tarde de terça-feira pela Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), uma das entidades que representam a categoria.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, pelo menos dois terços do efetivo policial do Estado trabalha normalmente, mas o governo baiano pediu o reforço de tropas da Força Nacional e do Exército. Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a intenção da medida é "aumentar a sensação de segurança" da população.

Foto: AE Ampliar
Agentes da Força Nacional na chegada a Salvador
No fim da noite desta quinta-feira chegaram à Base Aérea de Salvador os primeiros 150 integrantes da Força Nacional que vão fortalecer o contingente no Estado. Outros 500, que estão se deslocando por terra, são aguardados hoje, bem como 2 mil militares, que devem atuar no policiamento ostensivo nas principais cidades baianas.
"Vamos nos reunir, na tarde de hoje, para determinar como as forças serão distribuídas e os limites de atuação de cada unidade", afirma o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. "Vamos restabelecer o mais rápido possível a sensação de segurança da população."
Barbosa afirma que a principal preocupação da secretaria é com as maiores cidades e com os pontos de maior circulação de pessoas. Na noite de ontem, grandes congestionamentos foram registrados em Salvador depois que policiais à paisana, armados e encapuzados, tomaram ônibus coletivos e os atravessaram nas pistas de algumas das principais avenidas da cidade. Temendo arrastões, o comércio fechou mais cedo no centro.
"Para cada ato de vandalismo estamos instaurando um inquérito, que será conduzido pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, a justiça será feita", promete Barbosa. "Não podemos aceitar que policiais armados façam o que estão fazendo."
Em cidades como Ilhéus, no litoral sul do Estado, e Feira de Santana, segundo maior município baiano, a 110 quilômetros de Salvador, apesar de o comando da Polícia Militar ter informado o envio de reforços para a segurança dos dois municípios, parte do comércio das cidades continua fechado. Em Feira de Santana, rodoviários e empresas de transporte coletivo optaram por não tirar os veículos das garagens.
Em Salvador, cresceu a presença de manifestantes acampados na frente da Assembleia Legislativa. Preocupados com um possível confronto com integrantes da Força Nacional, cerca de 400 grevistas se juntaram aos 100 que ocupavam o local desde terça-feira. Mulheres e filhos de policiais também são vistos no local.

Foto: AE
Policiais protestam por melhores condições de trabalho na Bahia
A Aspra, que congrega cerca de 2 mil filiados, do universo de 32 mil PMs e bombeiros da ativa na Bahia, cobra do governo a incorporação de gratificações aos salários, além de regulamentação para o pagamento de adicionais, como de periculosidade e acidente.
As outras associações de classe não aderiram à paralisação e o comando-geral da PM diz não reconhecer a Aspra como entidade de classe. "Abrimos canais de diálogo com as (três) principais associações de policiais, teremos reuniões hoje, mas não vamos negociar com quem quer criar clima de pânico e terror na população", afirma Barbosa.
Ontem, o juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública da Bahia, Ruy Eduardo Almeida Brito, havia determinado, por meio de liminar, a suspensão do movimento grevista, sob pena multa de R$ 80 mil por dia para a associação.
O presidente da Aspra, o ex-soldado Marco Prisco, diz que a liminar não prejudicará a paralisação. Ele foi um dos articuladores da última grande greve da PM no Estado, em julho de 2001, e foi afastado da corporação pelo episódio.
Em nota, o governador Wagner disse que vai usar "medidas enérgicas" para defender "os interesses maiores da população". "Não admitirei que a segurança seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial que considerou a greve ilegal", diz o texto.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quadrilha arromba dois caixas eletrônicos em prédio da prefeitura, no centro de Porto Alegre

Quadrilha arromba dois caixas eletrônicos em prédio da prefeitura, no centro de Porto Alegre Tadeu Vilani/Agencia RBS





  • Criminosos atacaram dois caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) no início da madrugada desta quarta-feira no Centro de Porto Alegre. Pelo menos três homens participaram. Os equipamentos estavam no interior do prédio onde fica a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ação ocorreu um pouco depois da meia-noite.         Segundo registro feito na 17ª Delegacia de Polícia (DP) da Capital, dois seguranças foram rendidos, amarrados e trancados no banheiro do 1º andar. O trio usava capuz e luvas.
Utilizando marretas e maçarico, entre outros equipamentos, os criminosos arrombaram dois caixas eletrônicos. Não foi informado o valor levado. Durante a ação, os homens danificaram o sistema de câmeras de segurança. A polícia não soube informar se as imagens poderão ser recuperadas.


Por volta das 4h, os vigias conseguiram se soltar e avisaram a Guarda Municipal. Em seguida, foram acionadas Brigada Militar e Polícia Civil. Até por volta das 9h, o prédio onde ocorreu o ataque ainda estava isolado para realização da perícia.


Os seguranças rendidos não sofreram ferimentos. Segundo a polícia, nada foi levado do prédio ou da Smed.


O registro da ocorrência foi feito na 17ªDP, mas a investigação do crime será encaminhada à Delegacia de Roubos do Deic.